O FC Porto sagrou-se, este domingo à noite, bicampeão nacional de futebol, depois de ter batido por 4-1 o Desportivo das Aves, no Estádio do Dragão. O Sporting cumpriu e venceu o Belenenses por 4-0, um resultado que só permitiria sonhar com o título se o Porto não vencesse. Já o Benfica, que precisava de dois milagres, ficou-se pelo terceiro lugar, com uma vitória por 2-0 sobre a Académica.

O Sporting chegou a ser campeão ao intervalo, já que o Aves estava empatado no Dragão a uma bola e em Alvalade os da casa venciam por 2-0. No entanto, na segunda parte o FC Porto fez três golos e garantiu um final de jogo já em festa.

Os quatro golos sem resposta em Alvalade (Liedson e Alecsandro na primeira parte, Yannick e Pereirinha na segunda) serviram apenas para selar um final de época de luxo. Liedson foi o melhor marcador da Liga.

Com golos de Adriano, Jorge Ribeiro (autogolo) e Lisandro, que bisou, o Porto sagrou-se pela 22.ª vez campeão nacional, terminando a prova com 69 pontos, mais um que o Sporting e mais dois que o Benfica, que vai à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Paços na UEFA, Beira Mar e Aves descem

O Paços de Ferreira, que empatou 1-1 com o Beira Mar, vai à Taça UEFA. Também apuradas para essa prova estão o quinto classificado Belenenses, na qualidade de finalista vencedor ou vencido da Taça de Portugal, e o Sporting de Braga, que empatou a uma bola com o Nacional, e terminou em 4.º lugar.

A União de Leiria, sétima classificada, vai disputar a Taça Intertoto, que apura para a Taça UEFA.

Os aveirenses e o Aves descem de divisão e são substituídos pelo Leixões e o Vitória de Guimarães, campeão e vice-campeão da Liga de Honra.

Classificação final:

FC Porto – 69 pontos
Sporting – 68
Benfica – 67
Sporting Braga – 50
Belenenses – 49
Paços de Ferreira – 42
União Leiria – 41
Nacional – 39
Estrela da Amadora – 35
Boavista – 35
Marítimo – 32
Naval – 32
Académica – 26
Vitória de Setubal – 24
Beira-Mar – 23
Desportivo das Aves – 22