Na jornada de todas as decisões, que consagrou o FC Porto bicampeão nacional, a festa fez-se também a norte, onde Paços de Ferreira, garantiu a primeira presença na Taça UEFA, e a sul, onde o Vitória de Setúbal foi o mais forte dos três aflitos e assegurou a manutenção na Liga portuguesa.

Em Alvalade ainda se festejou, até porque o Sporting esteve alguns minutos no primeiro lugar do campeonato, enquanto o FC Porto empatava com o Desportivo das Aves. Mas a goleada ao Belenenses apenas serviu para confirmar a segunda presença consecutiva na Liga dos Campeões e a liderança de Liedson na tabela dos melhores marcadores, com 15 golos.

Do outro lado da segunda circular também não houve grandes motivos para comemorar. O Benfica cumpriu com uma vitória sobre a Académica, mas teve que se contentar com o terceiro lugar.

Paços com Braga e Belenenses na Europa

Os três candidatos ao sexto lugar, que esta temporada vale uma presença na Taça UEFA, não foram além de um empate. Um conjugação favorável de resultados que permitiram ao Paços de Ferreira garantir, pela primeira vez na sua história, a presença numa competição europeia.

Lá também vão estar Sporting de Braga e Belenenses. Mesmo sem vencer, os bracarenses conseguiram subir a um quarto lugar que também foi seu na época passada e vão jogar na Taça UEFA pela terceira vez consecutiva.

Aos “três europeus” podem ainda juntar-se a União de Leiria por via da Taça Intertoto, a prova que reserva três bilhetes para a segunda maior competição internacional de clubes.

Setúbal entre os grandes

Na luta pela manutenção, o Vitória de Setúbal acabou por levar a melhor sobre Aves e Beira-Mar. A jogar em casa, os aveirenses até estavam em melhor posição, mas um empate com o Paços de Ferreira não bastou para conseguir a salvação.

Isto porque o Vitória de Setúbal foi à Figueira da Foz bater a Naval 1.º de Maio e festejar a presença, por mais uma época, entre os grandes do futebol português.

Entre os festejos de uns e as lágrimas de outros, assim terminou mais um ano de futebol. Em Agosto há mais.