Bosingwa, Bruno Alves, Duda e João Tomás são as grandes novidades na lista de convocados anunciada esta terça-feira por Luiz Felipe Scolari para a partida com a Bélgica a contar para o apuramento para o Grupo A da fase de apuramento do Euro 2008 e para o jogo particular com o Kuweit.

São, assim, cinco caras novas que se podem envergar, pela primeira vez, a camisola principal da selecção das quinas. Os defesas Bosingwa e Bruno Alves têm já um longo historial nas camadas jovens da Selecção, João Tomás, ex-avançado do Sporting de Braga, já jogou pela selecção B, enquanto Duda, dos espanhóis do Sevilha, é uma estreia absoluta nas convocatórias.

“As escolhas têm a ver com o jogo com a Bélgica, não com o particular com o Kuweit”, começou por dizer Scolari na conferência de imprensa, para depois justificar a chamada das cinco novidades.

“Tenho visto todos os jogos de Bowingwa e Bruno Alves, fizeram um campeonato muito interessante e têm potencial. O Duda vem fazendo um bom trabalho em Espanha e o João Tomás tem tido um aproveitamento muito bom ao nível de golos, mesmo jogando fora”, sustentou.

O guarda-redes Daniel Fernandes, o médio Raúl Meireles e o avançado Hugo Almeida repetem a presença na lista de escolhas do técnico brasileiro, à qual se junta o regressado Deco. O médio do Barcelona ficou de fora da última convocatória por lesão, falhando os jogos com a Bélgica e a Sérvia.

As grandes ausências para o duplo compromisso da selecção portuguesa, que encerra mais uma época de futebol, são Ricardo Carvalho, Simão e Nuno Gomes, todos lesionados, e Cristiano Ronaldo. O avançado do Manchester viu o quinto amarelo na partida com a Sérvia e vai, por isso, falhar o encontro na Bélgica, marcado para 2 de Junho, em Bruxelas.

Três dias depois, Portugal parte para o Kuwait, onde vai disputar num jogo particular com a selecção local e que servirá para Luiz Felipe Scolari observar alguns jogadores que poderão vir a integrar os 22 convocados para o Europeu do próximo ano, a realizar na Áustria e na Suíça.

Lista de convocados

Guarda-redes: Ricardo, Quim e Daniel Fernandes
Defesas: Bruno Alves, Bosingwa, Fernando Meira, Jorge Andrade, Miguel, Caneira e Paulo Ferreira;
Médios: Deco, Petit, Hugo Viana, João Moutinho, Raul Meireles, Duda e Tiago;
Avançados: Ricardo Quaresma, Nani, Hélder Postiga, Hugo Almeida e João Tomás.

Moutinho, Nani e Hugo Almeida no Europeu de sub-21

Antes de Luiz Felipe Scolari divulgar as suas escolhas, José Couceiro anunciou os 23 eleitos para o Europeu de sub-21, a realizar no próximo mês, na Holanda.

Entre os seleccionados destacam-se os nomes de João Moutinho, Nani e Hugo Almeida, atletas que integram igualmente a convocatória para os jogos dos AA. O que impede a presença dos três atletas no início da concentração, marcada para dia 28.

A Selecção sub-21 vai estrear-se no Euro 2007, prova que pode valer a presença nos Jogos Olímpicos, a 10 de Junho, frente à Bélgica, seguindo-se as partidas com Holanda e Israel.

Lista dos convocados

Guarda-redes: João Botelho, Paulo Ribeiro e Ricardo Batista;
Defesas: Amoreirinha, João Pereira, José Gonçalves, Semedo, Manuel da Costa, Miguel Veloso, Rolando, Antunes;
Médios: Filipe Oliveira, João Moutinho, Manuel Fernandes, Paulo Machado, Ruben Amorim e Sérgio Organista;
Avançados: Hugo Almeida, João Moreira, Nani, Ricardo Vaz Tê, Varela, Yannick Djaló.