Em funcionamento há um mês, a linha Saúde 24 regista 1.200 chamadas por dia. Através do número 808 24 24 24, é possível aceder a informações, obter aconselhamento, e esclarecer dúvidas sobre as questões de saúde.

Quando a situação de doença se justifica, esta linha reencaminha os utentes para o serviço de saúde mais adequado. O encaminhamento posterior racionaliza a utilização dos recursos existentes.

A maior parte das chamadas recebidas são do foro clínico. Só 5% dos contactos procuram informação geral de saúde. Aconselhamento e encaminhamento são as situações que ocorrem em mais de metade das chamadas recebidas.

Cerca de 20% das situações comunicadas resultaram em recomendações para uma observação médica até 12 horas. Os auto-cuidados também somaram um valor semelhante e 14% foram encaminhadas para a urgência hospitalar.

Para Filomena Parra, subdirectora-geral de Saúde e responsável da Direcção Geral de Saúde pela linha telefónica, o balanço do primeiro mês de actividade é “positivo”.

A Linha Saúde 24 foi criada para evitar que muitos utentes recorram aos serviços de urgência sem necessidade. Um mês depois, ainda não é possível determinar se esse objectivo foi concretizado. Além de “ainda ser muito cedo”, também “ainda não há dados que permitam avaliar”, diz Filomena Parra.

Está em curso uma tentativa de monitorização com os serviços de urgência. A subdirectora-geral de Saúde adianta que o impacto da Linha Saúde 24 na afluência aos serviços de urgência só poderá ser determinado daqui a seis meses.

Mudança em prol do utente

Até 21 de Maio, as chamadas eram recebidas por assistentes de atendimento, que faziam a triagem inicial dos doentes e, conforme a situação, os reencaminhavam posteriormente para os enfermeiros. Agora, as chamadas são atendidas directamente pelos enfermeiros, uma substituição que Filomena Parra justifica com “um encurtamento no atendimento”, que se traduz “em termos de qualidade”.

Iniciativa do Ministério da Saúde, a linha funciona todos os dias durante 24 horas.