Uma equipa do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a desenvolver uma aplicação informática que permite optimizar a recolha de lixos urbanos.

O “software” está a ser testado na Baixa do Porto, uma das zonas do Ecofone, o programa de recolha selectiva de lixo da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Os resultados, que serão analisados pela Lipor, devem surgir em Junho.

O objectivo é saber se o “senso comum e a experiência” que determinam actualmente as rotas de recolha indicam, de facto, os caminhos mais rápidas, eficazes e económicos. “Vamos saber se o senso comum está ou não correcto”, diz Fernando Martins, orientador da tese de doutoramento do também professor na FEUP Manuel Joaquim Oliveira, no âmbito da qual nasceu o projecto.

Os sentidos de trânsito e as artérias em que os camiões não conseguem circular são alguns dos factores a ter em conta na construção da melhor rota. No caso do Porto, há já um mapa digital da cidade, pelo que basta indicar os locais de recolha e possíveis estrangulamentos.

O programa distingue-se dos vários sistemas de gestão geográfica por ser feito especificamente a pensar na recolha de lixo. Os três membros da equipa da FEUP equacionam ainda a possibilidade de incorporar um sistema GPS nos vários camiões, que permita, por exemplo, receber informação em tempo real sobre possíveis desvios de rota.

Apesar de haver “interesse” de algumas autarquias, Fernando Martins sublinha que é necessário ainda testar o “software”, bem como ter em conta os custos das licenças de “software”. Só depois, afirma, poderá nascer um produto comercial a partir do projecto académico.