Três finalistas do curso de Som e Imagem da Universidade Católica estão a desenvolver a primeira curta-metragem para telemóvel em Portugal. Ainda em desenvolvimento, “Dia de cão” vai resultar num produto audiovisual cujo objectivo primordial é a difusão em telefones móveis e na Internet. José Pedro Pinto, Mónica Franco e Miguel Alves esperam também levar a curta-metragem a festivais e eventos portugueses e estrangeiros.

“Dia de cão” está ainda em fase de pré-produção, estando a conclusão prevista para 15 de Junho. O realizador, Miguel Alves, explica ao JPN que a ideia de produzir um conteúdo para ser visualizado em telemóveis partiu de “uma proposta do director do curso, porque nunca tinha sido feito algo do género, pelo menos em Portugal. Requer uma série de pré-requisitos e modos de procedimento diferentes dos outros formatos”.

Levar “Dia de cão” a inúmeros telemóveis exigiu “uma pesquisa intensa acerca de regras de filmagem e pré-visualização do filme”, continua Miguel Alves. “Há toda uma linguagem própria deste meio e que é diferente de muitos outros como o cinema ou a televisão”.

Comédia negra

A curta-metragem produzida pelos alunos da Universidade Católica foi pensada para “um público-alvo mais jovem”, dos 15 aos 25 anos. “O estilo do argumento enquadra-se talvez na comédia negra, que agrada particularmente à faixa etária que visamos”, explica o realizador.

Depois de “Dia de cão”, o grupo já pensa em novos trabalhos. “Temos um projecto de uma média-metragem que está em fase de argumento, mas que mais tarde vamos começar a pré-produzir, tentando angariar apoios necessários, para ver se neste ano ou no próximo conseguimos começar a filmar”, diz Miguel Alves

Sintetizando a obra, o realizador aproveita o título. “‘Dia de cão’ é o que melhor define a curta-metragem, pois é exactamente isso que vai acontecer ao protagonista. Vai estar sempre no local errado à hora errada”, conclui.