Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a cada oito segundos morre uma pessoa vítima de uma doença provocada pelo tabaco. O alerta é dado no Dia Mundial Sem Tabaco ou do Não Fumador.

Uma sondagem da Marktest indica que cerca de dois terços (64,5%) da população nunca fumou. 18,9% dos inquiridos são ex-fumadores, o que demonstra que mais de 80% da população (83,4%) não é, portanto, fumadora.

Dos inquiridos com mais de 18 anos, 16,6% confessa ser fumador, sendo que a maior percentagem de fumadores é masculina, encontra-se entre os 35 e os 44 anos e são do Grande Porto. Entre as pessoas que tentaram deixar o tabaco (63,9%), mais de metade, 62,9%, conseguiu fazê-lo na primeira tentativa.

Tabaco é a segunda causa de morte no mundo

De acordo com a OMS, são cerca de 650 milhões os fumadores em todo o mundo que provavelmente morrerão de forma prematura por causa do tabaco. Todos os anos mais de cinco milhões de pessoas morrem por fumarem.

A organização lançou em comunicado o apelo de tornar todos os espaços fechados com utilização pública “100% livres de fumo” como forma, também, de proteger os fumadores passivos. Mais de metade das crianças de todo o mundo – cerca de 700 milhões de crianças – respiram ar poluído, refere a OMS.