A edição deste ano do “Serralves em Festa” bateu todos os recordes: este fim-de-semana passaram por Serralves 78.784 pessoas, mais 40% do que em 2006. Durante 40 horas ininterruptas, a instituição cultural portuense acolheu dezenas de actividades, do teatro à música.

Na edição de 2006 a adesão situou-se em cerca de 50 mil visitantes. Com este aumento, o “Serralves em Festa” afirma-se como a maior festa cultural organizada por um museu em toda o mundo, afirmou ao JPN João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O modelo está a ser seguido por outros museus, como a londrina Tate.

“Foi uma surpresa. Julgávamos que tínhamos um público estabilizado”, referiu. “Cada edição convida as pessoas a regressar, o que significa que as pessoas gostam de vir”. João Fernandes destaca a capacidade de captação de públicos do evento, durante o qual “muitas pessoas vêm a Serralves pela primeira vez”.

Outro facto a destacar: mais de 35 mil pessoas visitaram as sete exposições patentes no MAC, “o que é inédito em todo o mundo em termos de número de visitantes diários num museu”, segundo o gabinete de comunicação de Serralves.

O evento, que vai na quarta edição, juntou mais de 500 artistas que participaram em mais de 70 eventos. Durante o dia, o público era maioritariamente composto por famílias. Já durante a noite de sábado, 18 mil pessoas, a maioria dos quais jovens, transformou o prado de Serralves numa gigantesca discoteca ao ar livre, com música de Diplo, Joakim e Filastine.