Da cimeira do G8, que começou esta quarta-feira perto de Heiligendamm, na Alemanha, não deverá resultar uma declaração com o objectivo global de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, disse à AFP um responsável da delegação norte-americana.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, tinha proposto que os países do G8 tomassem medidas, de modo a que as temperaturas globais aumentassem apenas dois graus centígrados. Para atingir este objectivo, era necessário que as emissões de gases que causam o efeito de estufa tivessem, em 2050, metade dos valores registados em 1990.

Os EUA, o país mais poluente do mundo, afirmam que, neste momento, não estão preparados para “adoptar essa proposta”, disse Jim Connaughton, o principal assessor do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para a área do ambiente.

Bush tinha aceitado impor um limite nas emissões de gases que provocam o aquecimento global. No entanto, referiu que essa proposta terá que ser definida após 18 meses de conversações lideradas pelos EUA.

“Enquanto todas as partes não se sentarem à mesa para negociar, não haverá uma meta”, disse Connaughton.