O projecto MAPA é uma iniciativa conjunta das faculdades de Engenharia (FEUP) e Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), da Escola de Artes da Universidade Católica e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA/UA). Este ano, é lançado o prémio MAPA, que distinguirá os melhores trabalhos académicos que conjuguem arte e tecnologia digital.

Os trabalhos a concurso podem ter vários formatos, como publicações na web, instalações interactivas e performances. A originalidade e a experimentação serão critérios valorizados pelo júri.

Para além do vencedor, várias menções honrosas poderão ser atribuídas nas seguintes áreas: instalações interactivas; mobilidade, “edutainment”, “social media” e performance.

O júri será composto por cinco pessoas internacionalmente reconhecidas na área das artes digitais e os projectos serão apresentados em sessão pública em Novembro deste ano.

Este prémio é financiado pelo Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 e apoiado pelo Ciência Viva.

As candidaturas devem ser entregues até 15 de Julho. As equipas participantes têm ser constituídas maioritariamente por alunos universitários.