A Metro do Porto faz um balanço positivo do serviço prestado durante a Queima das Fitas. Segundo um estudo do IPOM – Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, mais de 60% dos estudantes do ensino superior do Porto utilizaram o metro. Mais de dois terços (66,1%) consideraram a qualidade do serviço “boa” ou “muito boa” e 21,4% “suficiente”.

Com 26,3% das respostas, a rapidez foi o motivo que levou os estudantes a viajar de metro. 19,2% responderam que “assim podiam beber à vontade”, 17,4% elegeram a comodidade e 12,1% quiseram fugir ao trânsito e às dificuldades de estacionamento.

Em relação ao período homólogo de 2006, a operação especial da Metro do Porto saldou-se num “aumento de procura da ordem dos 35%, com um movimento global superior a 1,3 milhões de clientes”, afirma a empresa em comunicado. No dia do cortejo foi batido o recorde de validações, com 237.683 clientes na rede.

As conclusões do IPOM resultam de um inquérito aos clientes (295 entrevistas directas realizadas no Queimódromo e nas Estações da Trindade e da Senhora da Hora, nos dias 11 e 12 de Maio).