A Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai tomar uma posição sobre o futuro do Aeroporto Sá Carneiro na sua próxima reunião de 29 de Junho, sexta-feira.

O ponto principal da agenda da reunião é o futuro daquela infra-estrutura aeroportuária, tanto na região, como do país, afirmou, esta segunda-feira, o presidente do órgão, Rui Rio, à margem da inauguração da nova Via Estruturante do Pólo II, que liga as ruas Eduardo Santos Silva e Roberto Frias, no Porto.

Até lá, JMP não comenta o adiamento da abertura do concurso para a construção do novo aeroporto, anunciado esta segunda-feira, no Parlamento, pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

A Junta Metropolitana vai ouvir dois especialistas na matéria: o engenheiro João Marrana, que já participou em vários estudos sobre aeroportos do Norte de Portugal, e o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, que se tem manifestado contra a construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota.

Relativamente ao Aeroporto do Porto, vão ser discutidas “as melhores opções que pode haver para a gestão mais rentável possível do Sá Carneiro, do ponto de vista de quem o explora e de maximizar os movimentos no aeroporto no sentido do desenvolvimento da região”.