“Shimon Peres é o nono Presidente do Estado de Israel”, anunciou esta quarta-feira a presidente da Câmara Dalia Yitzik. No final da votação no Parlamento, que eleje o chefe de Estado de Israel, Peres foi eleito com 86 votos na segunda volta das eleições.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros israelita acabou por concorrer sozinho depois de Reuven Rivlin, do Likud, e Colette Avital, do Partido Trabalhista, terem desistido e mostrado o apoio ao dirigente do Kadima.

O parlamento tem 120 deputados, tendo participado na votação 119. Registaram-se oito boletins em branco e dois foram anulados. Durante a primeira ronda das votaçoes, Peres tinha conseguido 58 votos contra 37 de Rivlin e 21 de Colette Avital.

O mandato de Moshé katzav, o chefe de estado cessante, durava há sete anos, tendo sido suspenso em Janeiro quando o presidente foi acusado de alegada violação e assédio sexual.

Shimon Peres, com 83 anos, tem participação activa na política de Irsael desde há 50 anos. Durante este período, o actual presidente foi primeiro-ministro por duas vezes e ministro da Defesa, das Finanças e dos Negócios Estrangeiros. Em 1994 Peres venceu o prémio Nobel da Paz.