Este Verão, para além de concertos, pelo espaço exterior da Casa da Música passarão também os resultados finais de alguns projectos do Serviço Educativo da instituição, que desenvolve trabalho com crianças e com outros públicos.

A 8 de Julho, há um concerto de gamelão (instrumento tradicional indonésio) com orquestras constituídas por famílias, resultado de dois projectos educativos.

No dia 18 desse mês, será apresentado o projecto “Ritmos da Cidade”, desenvolvido com comunidades do Porto desde Outubro de 2006. O projecto envolveu pessoas de idades e proveniências diferentes, desde “hip-hoppers” dos bairros da Sé e do Aleixo a um grupo de idosos.

Durante o Verão, a CdM abre-se às crianças e adolescentes que frequentam a Universidade Júnior (promovida pela Universidade do Porto), com “workshops” e o projecto “A Poesia é um Hip-Hop na Casa da Música”, com a Faculdade de Letras, que vai trabalhar as relações entre poesia e música.

Incentivo à criação musical

Em Agosto estará a funcionar em pleno o espaço Digitópia. 11 computadores estão já disponíveis junto à bilheteira da CdM, equipados com programas informáticos de criação musical de instalação gratuita (o chamado “freeware”).

O projecto, que envolve o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Porto, a Universidade Católica e a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, vai estimular o desenvolvimento de mais programas que poderão ser distribuídos em escolas.