O Instituto Fraunhofer em Portugal vai ser instalado junto à Universidade do Porto (UP). A decisão foi tomada pela Comissão de Coordenação da parceria Fraunhofer-Portugal, assinada em Abril. A UP foi a instituição escolhida para acolher o primeiro instituto Fraunhofer fora da Alemanha.

O futuro Instituto Fraunhofer do Porto vai desenvolver aplicações avançadas de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) direccionadas para promover a “inclusão digital”, no âmbito da iniciativa “Ligar Portugal”, do Plano Tecnológico do Governo. A Sociedade Fraunhofer ficou célebre por ter inventado o formato áudio mp3.

De acordo com o vice-reitor da UP para a área da I&D (Investigação e Desenvolvimento) e Inovação, Jorge Gonçalves, o instituto vai apostar na criação de “tecnologias amigas do utilizador” que facilitem a integração “pessoas info-excluídas”. A Sonae Sierra tem sido apontada como um dos principais parceiros na fase de lançamento do instituto, particularmente na criação de tecnologia, conteúdos e serviços destinados a locais muito frequentados, como centros comerciais.

A UP, com as faculdades de Engenharia e de Ciências, mostra “competências nas tecnologias da informação e da comunicação e nas ciências”, o que poderá ser a razão pela qual foi escolhida, considera o vice-reitor.

Cooperação com empresas e universidades

A estrutura instalada não vai ainda ser um verdadeiro instituto, mas sim o Centro Fraunhofer Portugal, que em três ou quatro anos se tornará num instituto, se mostrar “competência”, esclarece o vice-reitor.

Em Julho de 2008, o centro vai estabelecer-se no pólo da Asprela, onde partilhará o edifício com a UPTEC, a incubadora de empresas da universidade, mas as instalações provisórias serão no Campo Alegre, junto à Faculdade de Ciências.

O concurso internacional para o director do instituto já foi anunciado em Portugal e na Alemanha. A escolha vai ser articulada entre a Sociedade Fraunhofer, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC).

O director poderá ser de qualquer nacionalidade e será professor na UP. Vai definir um plano de acção e constituir uma equipa de investigadores, docentes na UP e noutras universidades do país. Ao JPN, o reitor da UP, Marques dos Santos, afirmou prever a cooperação privilegiada com as universidades de Aveiro e Minho.

O objectivo do instituto “não é ligar-se só à UP, mas criar um padrão de relacionamento entre as universidades e as empresas.” Esta iniciativa vai mostrar “a potencialidade das universidades” às empresas, diz Jorge Gonçalves, e pode vir a tornar-se “uma bandeira para a região, para atrair empresas exigentes do ponto de vista tecnológico”. A instalação do instituto em Portugal é mais um passo “para a modificação do modelo económico”, embora não seja “a solução para todos os males”.

A parceria Fraunhofer-Portugal inclui também acordos bilaterais entre instituições portuguesas e institutos Fraunhofer para investigação aplicada nas áreas da logística, indústria automóvel e aeronáutica, biotecnologia e nanotecnologia.