Na quarta e penúltima etapa, o “Desafio Único” volta à cidade em que nasceu. A prova automóvel em Fiat Uno 45S, idealizada por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai passar este fim-de-semana pelo Circuito da Boavista, durante o Grande Prémio Histórico do Porto.

A prova partiu de dois projectos PESC (Projectar, Empreender e Saber Concretizar) do ano lectivo anterior. Os PESC são uma actividade extracurricular que pretende desenvolver nos alunos a capacidade de concretizar um projecto. Um deles originou o protótipo do Fiat Uno 45S usado pelos alunos da FEUP na prova; o outro assegurou a organização do evento, que passou por Braga, Estoril e Sintra.

“Tem corrido bem. As pessoas têm-se divertido”, afirma José Ferreira Duarte, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial que propôs o projecto aos dois grupos de alunos. A ideia de fazer o “Desafio Único” passar pelo Circuito da Boavista foi bem recebida por parte dos promotores do Grande Prémio e da Câmara do Porto, diz.

A prova distingue-se de outras pelo seu baixo custo (a preparação de cada carro custa aproximadamente 1.500 euros) e por envolver alunos do ensino superior de todo o país, nomeadamente da FEUP, Instituto Superior de Engenharia do Porto e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Nuno Santos, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, lidera a tabela classificativa.

O “Desafio Único” tem já garantidas edições nos próximos dois anos, graças a um acordo já firmado com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.