A partir de segunda-feira, a rede do Metro do Porto vai introduzir um novo serviço na Linha Verde (C), aumentando em 50% a capacidade de transporte de e para o centro da Maia. Em consequência desta alteração, haverá um reforço da frequência no tronco comum Estádio do Dragão – Senhora da Hora e um ajustamento nas horas de ponta. Os horários de Verão são válidos até Setembro.

A oferta de veículos vai ser ajustada na Linha C. Passa de um para dois serviços na mesma linha: um fará o percurso até ao Fórum da Maia, com uma frequência de 15 minutos para 10; o outro serviço será até ao ISMAI, com uma frequência de 20 minutos.

A melhoria da oferta em 50% na zona da Maia também traduz uma melhoria no tronco comum, passando a haver 19 veículos, quando eram 17, da Senhora da Hora até ao Estádio do Dragão, com frequência de 3 minutos.

João Nuno Aleluia, do departamento de exploração da Metro do Porto, explicou, esta quinta-feira, que as alterações no serviço do Metro do Porto se devem a uma “menor mobilidade urbana, devido às férias escolares e profissionais”. “Fora das horas de maior procura, serão veículos simples, e não duplos, para não desperdiçar lugares”, referiu.

Aumento de 34% de passageiros em relação a 2006

A Metro do Porto revelou alguns dados do primeiro semestre de 2007. Na estação da Trindade, houve 4,87 milhões de validações. No topo das mais procuradas seguem-se as da Casa da Música e João de Deus. Registou-se um aumento de 34% de passageiros no primeiro semestre deste ano, do que em igual período de 2006.

O aumento deve-se, em parte, à entrada em funcionamento de seis novas estações no final de Março de 2006 – entre o Fórum da Maia e o ISMAI e do Pólo Universitário ao Hospital S. João – e da abertura da Linha do Aeroporto, em Maio do mesmo ano.

Entre Janeiro e Maio deste ano, 99,8% dos veículos do metro chegaram às estações à hora marcada ou com um atraso não superior a dois minutos. A empresa registou seis acidentes por milhão de quilómetros percorridos, “todos causados por automobilistas que desrespeitaram o Código da Estrada ou a sinalização.