Em 2009 ou 2010, a Ikea vai abrir uma segunda loja do grupo no Norte do país, que ficará na margem sul do Douro (em localização ainda por definir), a par com uma outra unidade na Grande Lisboa, revelou o director de expansão do grupo sueco em Portugal, António Machado, à margem da inauguração da Ikea de Matosinhos.

Houve quem dormisse à porta para ser um dos primeiros clientes da loja de Matosinhos, que abriu portas esta terça-feira. A maior loja do grupo sueco na Península Ibérica, com 36.600 metros quadrados, espera 1,5 milhões de visitantes por ano e representou um investimento de 60 milhões de euros.

É a segunda loja da Ikea, especializada em produtos de decoração a preços reduzidos, em Portugal, juntando-se à unidade de Alfragide. A Ikea espera que a loja de Matosinhos atraia clientes de toda a região norte, mas também da Galiza. No segundo semestre de 2008, deve nascer um centro comercial, chamado Matosinhos Plaza, associado à loja.

A Ikea quer abrir mais três lojas em Portugal até 2015: uma outra (a terceira) em Lisboa e as outras no centro e no sul do país.