É caso para dizer: tardou mas aconteceu. Depois de três anos a tentar, a Câmara do Porto conseguiu trazer para a cidade 285 peças de Salvador Dalí, entre desenhos, esculturas e quadros originais, propriedade da Fondazione Metropolitana de Milão.

A exposição “Salvador Dalí” abriu hoje, quarta-feira, e ficará no Palácio do Freixo até 4 de Novembro. Entre os trabalhos, estão esculturas monumentais como “Mulher Nua Subindo a Escada”, “Cavalo com Jóquei Tropeçando”, “Homem sobre Golfinho”, “Perseo” e “Trajano a Cavalo”.

“As esculturas são uma faceta menos conhecida de Dalí, mas igualmente importante”, referiu o presidente da fundação italiana, Franco Montali, terça-feira, na pré-inauguração da exposição. As esculturas são produto de um “período de maturidade artística” do artista espanhol, situado entre os anos 1950 e 1970.

Para além das peças escultóricas, de grandes e pequenas dimensões, a mostra, organizada pela empresa municipal PortoLazer, percorre o trabalho de ilustrador do mestre do surrealismo, com destaque para a “Bíblia Sagrada”, composta por 150 litografias, “Fausto” (12 litografias), “Gargantua e Pantagruel” (25 litografias) e “Tricórnio” (20 xilografias).

A pensar nos turistas

Rui Rio“Estamos a aproveitar um potencial que o Porto tem e que não estava a ser aproveitado: ter exposições e eventos de qualidade, que atraiam as pessoas”, referiu o presidente da autarquia, Rui Rio, citando como outros exemplos o Circuito da Boavista e o Red Bull Air Race.

O calendário escolhido tem a “vantagem de fazer ‘dois em um'”: “servir a população da área metropolitana, mas também os turistas que nos visitam. Quem vier visitar o Porto, vai dizer no seu país que gostou de vir ao Porto por muitas razões, entre as quais ver uma exposição de qualidade”.

Dependendo do sucesso desta exposição, a câmara quer repetir a fórmula com “outros artistas de nomeada, designadamente espanhóis”, acrescentou Rio.

A exposição “Salvador Dalí” pode ser vista de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00, e de sexta a domingo, das 10h00 às 00h00. Os bilhetes custam 4 euros para o público em geral e 2 euros para clientes da Caixa Geral de Depósitos, pessoas com mais de 65 anos e estudantes. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.