A deslocalização de fábricas para países com custos de mão-de-obra mais reduzidos não arrasta inevitavelmente regiões, como o Vale do Ave, para a estagnação económica. O Centro de Estudos de Economia Industrial, do Trabalho e da Empresa (CETE), da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está a estudar a regeneração daquela região portuguesa, outrora dependente de indústrias como a têxtil e a do calçado.

A investigação está integrada no projecto europeu “CAPRIGHT”, integrado no 6.º Programa Quadro da União Europeia, que será levado a cabo por um consórcio de 26 equipas de investigação de 13 países europeus, de 2007 a 2010.

O estudo do CETE vai permitir mostrar uma região na Europa que conseguiu a “reconversão” produtiva e implementar algum “dinamismo” económico depois da crise que a afectou, explica a investigadora Sara Cruz. “É um caso extremamente interessante para investigação”, observa, citando a criação de novos “clusters” industriais, ligados, por exemplo, à indústria automóvel ou de polímeros.

O Vale do Ave é uma “região extremamente rica para avaliação do papel dos agentes dinamizadores”, acrescenta. O estudo vai analisar de que forma as políticas e iniciativas locais, nacionais e europeias se conjugaram, procurando traçar as “boas práticas” na região, que podem servir de exemplo a concelhos menos bem sucedidos.

Capacidades dos indivíduos

A forma como os habitantes conseguiram adaptar-se às mudanças no mercado de trabalho, a resposta que as instituições locais têm dado às pessoas, os efeitos de programas de formação de adultos (como o “Novas Oportunidades”) e o combate à chamada infoexclusão são alguns dos pontos que os investigadores da FEP vão analisar.

“As políticas e a vontade dos agentes locais e das próprias comunidades são factores importantíssimos para enfrentar os desafios da globalização”, atesta Sara Cruz, que rejeita quaisquer “fatalismos”. Apesar de não haver “receitas”, refere, importa promover as capacidades dos indivíduos, através da formação, favorecendo a empregabilidade e a real liberdade de escolha dentro do mercado de trabalho.

A região do Vale do Ave é constituída por 10 concelhos: Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde e Vizela.

Encontro no Porto

De 19 a 21 de Setembro, a FEP organiza o II Encontro “CAPRIGHT – Resources, Rights and Capabilities: in search of social foundations for Europe”, no Seminário de Vilar, no Porto. As 26 equipas vão discutir os “working papers” e artigos científicos em fase de desenvolvimento e planear o trabalho futuro.