A crescente importância dos cidadãos na comunicação pública está no centro do 5.º Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que começa quinta-feira e termina sexta-feira, na Universidade do Minho (UM), em Braga.

“Durante muito tempo as ciências da comunicação eram muito centradas nos media. A tendência actual é para que sejam mais centradas nos cidadãos”, explica ao JPN Joaquim Fidalgo, da organização.

“Foi ultrapassada a ideia de que os cidadãos são passivos – o seu lugar é central”, muito graças às “potencialidades das tecnologias digitais”, acrescenta o professor da UM. Também em foco no encontro está a cada vez mais relevante importância da comunicação no “exercício da cidadania”.

No congresso serão feitas mais de 300 comunicações, em temas que vão do jornalismo à publicidade, comunicação multimédia e jogos electrónicos, direito e ética. Victoria Camps, Mário Mesquita, Rosental Alves, Divina Frau-Meigs, Paquete de Oliveira, Margarita Ledo e Joseph Strabhaar são alguns dos oradores convidados.

São esperados cerca de 400 participantes, entre investigadores, professores, estudantes e outros interessados na área das Ciências da Comunicação.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, presidirá, sexta-feira, pelas 17h15, à sessão de encerramento do congresso. O encontro arranca às 10h de quinta-feira.