A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) vai ficar instalada no centro histórico de Vila Nova de Gaia em Fevereiro do próximo ano. A autarquia protocolou hoje, segunda-feira, com o Instituto Politécnico do Porto a instalação da escola num edifício arrendado.

Três mil alunos de 13 cursos vão beneficiar com a transferência da ESTS para a outra margem do Douro. Sete mil metros quadrados vão substituir as actuais instalações provisórias, na Praça Coronel Pacheco, cedidas pela Universidade do Porto. O projecto, protocolado para um prazo de 20 anos, está orçado em 10 milhões de euros.

Para o IPP, alargar o seu raio de acção a sul do Douro (está presente no Porto, Matosinhos, Vila do Conde/Póvoa de Varzim e Felgueiras) é uma aposta “estratégica”, afirmou hoje o presidente Vítor Santos, na assinatura do protocolo. Para Gaia, acolher instituições de ensino superior é “determinante” no desenvolvimento da cidade, considerou o autarca Luís Filipe Menezes.

“Primeira escolha”

Face à ausência de financiamento estatal, “era urgente encontrar uma solução”, referiu Vítor Santos. Apesar de o IPP manter boas relações com a Câmara do Porto, garantiu, Gaia surgiu como “primeira escolha” porque é um “concelho dinâmico” e com cada vez mais instituições de saúde. Para o Verão do próximo ano, a câmara gaiense e o IPP prometem fazer um balanço da cooperação entre as duas entidades para equacionar novas parcerias.

Os três mil alunos da ESTSP serão uma parte importante da “massa crítica” que Menezes quer ver no centro histórico da cidade. “Este movimento de afirmação de Vila Nova de Gaia é imparável. Gaia poderá rivalizar com os centros de excelência da Península Ibérica”, anunciou o presidente da câmara. “Dentro de seis anos, estará a liderar do ponto de vista económico e social a Área Metropolitana do Porto e o Norte”.