Portugal empatou ontem, quarta-feira, com a Sérvia a uma bola e perdeu a possibilidade de subir ao segundo lugar do grupo A. Está agora obrigado a vencer os últimos quatro jogos de apuramento se quiser ter presença assegurada no Europeu do próximo ano. E como se isto já não bastasse, o pós-jogo trouxe cenas lamentáveis, com Luiz Felipe Scolari a tentar socar o jogador sérvio Dragutinovic.

Faltavam apenas cinco minutos para a partida terminar quando um golo de Ivanovic gelou por completo os cerca de 48 mil espectadores que esgotaram o Estádio de Alvalade. Apesar do golo ter sido obtido em posição de fora-de-jogo, foi a consequência natural da atitude que Portugal demonstrou durante quase todo o jogo.

Apatia e muitos erros

Quando o novo reforço do Atlético de Madrid, Simão Sabrosa, colocou Portugal em vantagem aos 11 minutos, através da execução irrepreensível de um livre directo, muitos acreditaram que a turma das quinas iria partir para um noite de gala.

Mas enganaram-se. Aos poucos, os comandados de Scolari foram baixando o ritmo de jogo e durante a primeira parte houve apenas mais uma ocasião de perigo protagonizada por Nuno Gomes que, isolado, enviou a bola ao poste da baliza do guarda-redes sérvio, Stoijkovic.

A segunda parte conseguiu mostrar aos portugueses uma selecção ainda mais apática e sem criatividade do que a primeira. Perdas de bola, passes errados e pouca velocidade. Três factores, entre muitos outros, que não só iam afastando Portugal da baliza sérvia, mas sobretudo permitiram aos homens de leste começar a criar algumas situações complicadas para Ricardo.

Balde de água fria

O problema é que os sérvios tinham guardado para o final a pior das surpresas. Coube a Ivanovic entregá-la: a cinco escassos minutos do final da partida, o jogador sérvio aproveitou alguma desorganização na defesa lusa e na cara de Ricardo fez o 1-1.

Apesar do árbitro alemão Markus Merk ter validado o golo, a verdade é que Ivanovic estava em claro fora-de-jogo na altura em que o passe é feito.

Contas complicadas

Este foi já o terceiro empate consecutivo de Portugal, depois dos averbados com a Arménia e com a Polónia, e espelha bem as dificuldades que a selecção tem vindo a sentir na fase de qualificação para o Europeu da Áustria e da Suíça.

No Grupo A, a Polónia mantém-se na frente com 21 pontos, seguida pela Finlândia com 19 e Portugal, que, com um jogo a menos, ocupa o terceiro lugar, com apenas 17 pontos.