Luiz Felipe Scolari pediu hoje, quinta-feira, desculpas pela tentativa de agressão ao jogador sérvio Dragutinovic e mostrou-se preparado para quaisquer castigo que lhe possa ser aplicado.

Pouco passava das 18h30 quando o seleccionador português de futebol entrou na sala de imprensa da sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O objectivo era pedir desculpas pelos incidentes de ontem à noite, após o Portugal-Sérvia, em Alvalade.

“Ontem foi uma noite infeliz para todos”. Foram estas as primeiras palavras de Scolari, que, de seguida, pediu desculpas aos adeptos e ao povo português. Mas Scolari não deixou de criticar a atitude do jogador sérvio, que acusou de ter insultado a sua família em espanhol e de lhe dar uma palmada no braço.

O brasileiro, no comando da selecção portuguesa há mais de quatro anos, lamentou ainda o facto de esta situação estar a colocar o nome da FPF numa situação difícil junto dos organismos internacionais.

Depois de ter explicado que a sua reacção visou proteger um dos seus jogadores, no caso Ricardo Quaresma, Scolari mostrou-se resignado com um possível castigo. ”Estou preparado para as consequências do meu acto impensado”, declarou.

A UEFA e a FPF já anunciaram a abertura de inquéritos ao seleccionador português. No caso do organismo que rege o futebol europeu, o caso vai ser debatido na reunião da próxima quarta-feira e o castigo pode ir desde um aviso à irradiação do futebol. Quanto à FPF, Gilberto Madaíl mandou instaurar um inquérito a todos os factos ocorridos no final do jogo.