As obras de requalificação de algumas ruas da Baixa do Porto estão praticamente concluídas e outras vão abrir ao trânsito nas próximas semanas. Para além de reabilitarem o espaço envolvente às artérias, parte das intervenções vai permitir o regresso dos eléctricos ao centro da cidade, 30 anos depois de ter sido interrompida a sua circulação.

Nas ruas de Santa Catarina, Passos Manuel, Bonjardim, Guilherme Costa Carvalho e Formosa (excepto entre o Bolhão e Santa Catarina) e na Praça da Batalha as obras já estão concluídas, faltando apenas terminar os passeios e proceder a acabamentos. Hoje, sexta-feira, foi retomado o trânsito nas artérias que ligam os Aliados aos Leões.

No final de Outubro devem estar terminadas as obras nas ruas José Falcão, Aviz, Ceuta e Elísio Melo, na Praça Filipa de Lencastre e no Largo Moinho de Vento. Mais tarde, ainda antes do Natal, será a vez das ruas do Almada e da Fábrica.

A intervenção, no âmbito do programa URBCOM, a cargo da Câmara do Porto e da empresa municipal, custou 5,5 milhões de euros, disse, hoje, o autarca portuense Rui Rio, numa visita às obras.

Eléctricos de volta

“Numa zona tão martirizada por obras da Porto 2001, há que notar que estas obras cumpriram os prazos. O mérito é da câmara, da empresa municipal e dos empreiteiros envolvidos, que se vão habituando a uma nova cultura de cumprimento dos prazos. Os comerciantes também estão de parabéns porque tiveram paciência. Valeu a pena porque está bem”, declarou Rio aos jornalistas.

O regresso dos eléctricos à Baixa, com inauguração oficial marcada para a próxima sexta-feira, será uma “mais-valia do ponto de vista turístico”, acredita o autarca. “Para além de ajudar à mobilidade, é um atractivo com raízes históricas e culturais na cidade”, que deve “reforçar a atractividade da Baixa”.

Seis eléctricos, da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, vão percorrer ruas da Baixa com uma frequência de 30 minutos. O percurso passa pela Cordoaria, Clérigos, 31 de Janeiro, Batalha, estação do funicular dos Guindais (onde inverte a marcha), Santa Catarina, Passos Manuel, Praça de D. João I, Avenida dos Aliados, Praça Filipa de Lencastre, ruas de Ceuta e de José Falcão e praças Guilherme Gomes Fernandes e Gomes Teixeira.