A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Câmara do Porto estão a ultimar o lançamento de um projecto de criação de um plano geral de circulação no Porto. Será um verdadeiro “PDM [Plano Director Municipal] para a mobilidade na cidade”, afirmou, hoje, terça-feira, o vereador do Urbanismo e Mobilidade, Lino Ferreira.

O plano, que deverá estar concluído dentro de um ano e meio, será um documento “estratégico” e “estrutural” para a cidade e deve caracterizar-se pelo seu “longo alcance”. “Vai estudar tudo, tudo estará em questão: os reflexos da introdução do metro, os estacionamentos, as paragens dos autocarros, a legislação a actualizar, nomeadamente sobre cargas e descargas”, exemplificou. Quando forem conhecidas as conclusões, a autarquia vai promover um período de discussão pública.

O anúncio foi feito durante a apresentação das actividades programadas pela câmara para a Semana Europeia da Mobilidade. Lino Ferreira aproveitou também para revelar que a autarquia está a preparar “medidas de prioridade ao transporte público”, que “não devem ser confinadas aos corredores Bus”.

A câmara vai ainda criar um prémio municipal para “motivar agentes públicos e privados a apresentarem ideias para melhorar a mobilidade” no Porto.

Iniciativas até sábado

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que começou domingo e termina sábado, está a ser assinalada no Porto com várias iniciativas. Durante todo o dia de hoje, foram distribuídos títulos de viagem gratuitos.

Também hoje, foi inaugurada, na câmara, uma exposição de trabalhos de alunos do ensino básico sobre o tema “Melhores ruas para todos”, o lema da edição 2007 da SEM. Os estudantes participam, quinta-feira de manhã, na Escola de Trânsito do Porto, no Queimódromo.

Amanhã, no Palacete Viscondes de Balsemão, às 14h30, é debatido o papel das autarquias na gestão dos transportes urbanos, com a participação dos vários transportes, públicos e privados, que operam no Porto. A moderação está a cargo do especialista em transportes e professor na FEUP, Álvaro Costa.

Os novos percursos em carro eléctrico vão ser inaugurados oficialmente sexta-feira, “um grande dia para a cidade do Porto”, disse Lino Ferreira. A semana termina sábado com um passeio inaugural da ciclovia entre o Castelo do Queijo à ponte D. Luís I, com início às 10h00.