Dentro de cerca de um ano, se os testes com protótipos correrem bem, será possível ver a circular veículos movidos a electricidade e equipados com sistemas que oferecem informações úteis para o automobilista.

A empresa Retroconcept, a Agência de Energia do Porto, responsável pelo apoio técnico, e a Câmara do Porto assinaram hoje, quinta-feira, um protocolo para a construção do protótipo ECO VINCI.

A autarquia ficará com o primeiro dos 10 protótipos para testes, que estarão prontos dentro de oito a nove meses, e vai facilitar a integração de informações já disponíveis (trânsito, parques de estacionamento e ligações a outros transportes, por exemplo) para facilitar a mobilidade.

“São veículos com emissões zero, mais seguros e mais interactivos”, disse o director-geral da Retroconcept, Miguel Rodrigues, que assegura que o preço do automóvel será semelhante ao de outros utilitários. “São automóveis mais adequados à cidade”, acrescentou o presidente da câmara, Rui Rio.

Os protótipos serão desenvolvidos pelo Centro de Engenharia da Maia, através do Laboratório Europeu de Mobilidade Sustentada aí sedeado.