A estrear-se nas competições europeias, o Paços de Ferreira foi o último dos portugueses a entrar em campo ontem, quinta-feira. O adversário foi o AZ Alkmaar, da Holanda, e a primeira aparição dos “castores” nos palcos europeus até podia ter sido um conto de fadas. Duas bolas ao poste e uma segunda parte de alto nível podiam ter ditado uma sorte diferente para os homens de José Mota. Mas não. Aos 89 minutos, Pocognoli acabou por fazer o 1-0 para o AZ, resultado com que iria acabar o jogo do Estádio do Bessa.

Belenenses aguenta pressão…

A jogar na monumental Allianz Arena, e perante a não menos monumental equipa do Bayern de Munique, o Belenenses conseguiu aquilo que ninguém esperava. Apesar de ter perdido por 1-0, golo de Luca Toni aos 24 minutos, os homens do Restelo não se deixaram intimidar pelos nomes sonantes que constituem a equipa bávara e conseguiram durante largos períodos jogar cara-a-cara com os alemães. Ao contrário daquilo que se vaticinava, o Belenenses ainda não está fora da Taça Uefa e tudo se vai decidir no histórico Estádio do Restelo.

Leiria não

Também a jogar na Alemanha, frente ao Bayer Leverusen, a União de Leira ainda sonhou com um resultado que não a derrota. Mas o 3-1 final a favor do finalista da Liga dos Campeões de 2002 acabou por repor a normalidade. Espera-se agora que o golo marcado por João Paulo na BayArena funcione como factor de motivação para o jogo da segunda mão na cidade do Lis. É talvez uma boa altura para os adeptos de Leiria apoiarem a equipa local.

Braga perde sem necessidade

Dos clubes portugueses a participar na Taça Uefa, o Sporting de Braga surge como único cabeça de série. Mas a verdade é que os minhotos não conseguiram honrar esse estatuto e acabaram mesmo por perder na Suécia, frente ao Hammarby, por 2-1.

Quando Linz igualou a partida, aos 58 minutos, e perante a clara superioridade dos portugueses, a esperança num bom resultado aumentou junto dos bracarenses. Mas menos de 10 minutos depois, Andersson bisou na partida e garantiu a vitória aos suecos. Para passar à fase de grupos, os comandados de Jorge Costa vão ter de jogar mais concentrados no Municipal de Braga.