Cinco jogos, cinco vitórias. É este o saldo do FC Porto no arranque da Liga 2007/2008. A última vítima dos “dragões” foi o europeu Paços de Ferreira, que, a jogar em casa, não foi capaz de travar o campeão e acabou por ser derrotado por 2-0.

Num momento de forma extraordinário, Lisandro Lopez voltou a ser a figura do encontro, ao apontar os dois golos do conjunto orientado por Jesualdo Ferreira. O primeiro surgiu ainda na primeira parte, altura em que o FC Porto dominou mas não deslumbrou. Já na segunda metade do encontro, e contra a corrente do jogo, o mesmo Lisandro fez o 2-0. O Porto susteve a avalanche ofensiva dos “castores” e num contra-ataque bem delineado silenciou a partida.

Asneiras de Camacho custam dois pontos ao Benfica

Na ressaca das derrotas europeias, Benfica e Braga mediram forças na cidade dos arcebispos. O empate sem golos registado no final da partida, espelha, por um lado, a falta de coragem de José António Camacho, e por outro, o pouco inspirado início de época do Sporting de Braga.

Novamente sem Cardozo, mas com o desconhecido Binya no onze inicial, o Benfica da primeira parte conseguiu criar apenas um lance de perigo. Rodriguez optou pelo remate quando podia ter servido Rui Costa na marca de grande penalidade.

Mas a melhor oportunidade de golo dos primeiros 45 minutos esteve na cabeça do austriaco Linz. Quim, com uma defesa tremenda, segurou o empate para os encarnados. Na sequência do lance, o mesmo Linz agrediu Léo com um pontapé, mas o incidente passou ao lado do árbitro e do seu auxiliar.

A segunda parte fica sobretudo marcada pela falta de ambição das águias. Frente a um Braga claramente debilitado fisicamente nos últimos 30 minutos, Camacho não arriscou nas substituições. Tirou Nuno Gomes para a entrada de Cardozo, quando os dois deviam ter coabitado, e trocou Di Maria por Nuno Assis. O Benfica ficou ainda mais lento e o Braga pôde defender-se no seu meio campo. Como resultado, o 0-0 final e o atraso cada vez maior do Benfica em relação ao FC Porto.

Stoijkovic dá “frango” e Sporting empata

A jogar em casa, o único dos grandes, o Sporting acabou por sofrer um revés inesperado na perseguição ao líder FC Porto. Os “leões” não foram além de um empate a duas bolas frente ao Vitória de Setúbal, num jogo em que o guarda-redes Stoijkovic voltou a custar pontos à equipa de Paulo Bento. Corria o minuto 77, quando Matheus tentou a sua sorte com um remate de fora da área. Na baliza do Sporting, Stoijkovic, num mau gesto técnico, sofreu um “frango”. O Vitória vencia por 2-1.

Por esta altura, já os “leões” tinham conseguido empatar o jogo a uma bola – golo de Moutinho na marcação de uma grande penalidade – depois de, na primeira parte, Elias ter colocado os sadinos em vantagem. Mas todos os esforços e uma excelente segunda parte do Sporting acabariam por ser insuficientes.

Já depois da “oferta” do guardião sérvio, o melhor que os homens da casa conseguiram foi chegar ao empate. A três minutos do fim, Purovic cabeceou sem hipóteses para Eduardo e estabelecia o 2-2 final.

Marítimo surpreendente

Nos outros jogos da 5ª jornada, o destaque vai para o Marítimo. A equipa insular somou a quarta vitória no quinto jogo, depois de bater nos Barreiros o Belenenses por 2-0. A outra equipa da Madeira, o Nacional, empatou no renovado Estádio do Mar com o Leixões (1-1).

Enquanto ontem, domingo, à tarde não houve golos em Leiria, no empate entre a União e o Estrela da Amadora, na sexta-feira, o Vitória de Guimarães foi à Figueira da Foz golear a Naval por 4-1. Os figueirenses partilham o último lugar com o Paços de Ferreira, ambos com dois pontos.

Esta jornada só fica concluída hoje, quando o Boavista receber no Estádio do Bessa a Académica de Coimbra.

Na próxima jornada, é a hora dos “derbys”. No minho, Guimarães-Braga, na Invicta, FC Porto-Boavista, e na capital o confronto entre dois grandes: o eterno Benfica-Sporting.