A Semana do Empreendedorismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP), que aconteceu no início do ano, teve um impacto especial para três alunos. “Percebemos que seria possível criar uma dinâmica que se expanda ao nível da universidade”, explica Roberto Leão, um dos fundadores do Clube de Empreendedorismo da UP (CEdUP), que tem amanhã, quinta-feira, na reitoria, o seu primeiro acto oficial.

O clube é o primeiro do género em Portugal, situação que contrasta com várias experiências noutras universidades de todo o mundo. Roberto Leão, aluno de Letras, Gonçalo Cruz, que entretanto terminou o curso na Faculdade de Engenharia, e Tiago Gomes, de Economia, têm um objectivo ambicioso: “mudar mentalidades” e promover a ligação da vida universitária à realidade empresarial. “Queremos ir ao encontro dos alunos de cada faculdade, com actividades pensadas para eles”, afirma Leão.

Entre as actividades já previstas, estão as “noites do clube”, com uma frequência mensal ou bimensal, que vão juntar actuais e ex-alunos, professores, investigadores e funcionários. Nestes encontros, os interessados podem “estender a sua rede de contactos” para eventuais transformações de ideias em negócios, exemplifica.

Exclusivamente para os sócios do clube, serão promovidos pequenos-almoços com empreendedores de sucesso nacionais e internacionais (a partir de Outubro). Em Março do próximo ano, o clube organiza a primeira Semana do Empreendedorismo da UP.

O conselho geral do clube será presidido pelo reitor da universidade, Marques dos Santos. Haverá ainda um conselho consultivo com “nomes de primeira linha do mundo empresarial português e internacional”, revela Roberto Leão.

O estudante adianta ainda que o CedUP vai concorrer à realização de um “workshop” internacional do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre o tema na UP em 2009.