Alguns responsáveis da Área Metropolitana do Porto (AMP) querem que o Governo equacione uma ligação ferroviária ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. As preocupações da AMP foram ouvidas por um grupo de deputados da subcomissão parlamentar de turismo, que fizeram um périplo de cinco dias ao Norte. Uma conclusão central: o turismo no Norte de Portugal tem uma “potencialidade ímpar para crescer a um ritmo exponencial nos próximos anos”, afirmou Mendes Bota.

A ser construída, essa ligação não deveria exceder os 90 quilómetros horários, defenderam os responsáveis, segundo disse o presidente da subcomissão, o social-democrata Mendes Bota. Em conferência de imprensa, terça-feira, o deputado não quis entrar em pormenores, até porque trata-se apenas de uma “reflexão” entre as várias que vão constar num relatório a ser entregue ao Governo.

No final da visita, com uma duração “sem precedentes na história parlamentar”, os deputados da subcomissão ouviram os anseios dos empresários, autarquias e agentes turísticos do Douro, Trás-os-Montes, Minho e Porto. Ficou a conclusão que o Porto e Norte de Portugal podem crescer rapidamente em termos turísticos, mas que “é preciso que todas as forças remem para o mesmo lado”.

É que, precisou Mendes Bota, “há ainda bairrismos que importa vencer” para criar uma “marca Douro”. Uma região que terá, inevitavelmente, o Porto como “íman” e que será importante para diversificar a oferta turística nacional.

Preocupações fiscais

Entre as sugestões ouvidas pela delegação de deputados, está a transformação do aeródromo de Bragança num pequeno aeroporto regional. “Tem condições de pista para alargar e receber aviões”, disse Mendes Botas.

A revisão da lei de turismo, que deve estar para breve, o excesso de burocracia e as preocupações a nível fiscal foram outros pontos focados pelos agentes do sector. Muitos proprietários de solares receiam que a actualização do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) torne o negócio incomportável.

Faltam marinas

Na conferência de imprensa, realizada no Porto de Leixões, Mendes Botas destacou ainda a importância do futuro terminal de cruzeiros ligado à estrutura portuária, lembrando que a náutica de recreio é considerada prioritária no Plano Estratégico do Turismo. “O Norte está carenciado de marinas de recreio. Há muitos proprietários que têm os seus barcos em Espanha”, afirmou o deputado.

A ADETURN (Turismo Norte de Portugal) vai começar a monitorizar a evolução mensal do turismo na região. Os primeiros resultados vão ser conhecidos em Novembro.