“Dinamizar a ligação com as empresas” é um dos objectivos do Programa MIT-Portugal, que completa um ano de actividade no próximo mês. Os alunos vão desenvolver as teses de doutoramento a pensar em problemas concretos das empresas, diz ao JPN o director nacional do Programa MIT Portugal, Paulo Ferrão.

O professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa revela alguns projectos que já estão a decorrer. “Juntamente com a empresa AutoEuropa, estamos a desenvolver um novo componente automóvel”, diz. Já com a empresa Agni, “a maior fábrica europeia de pilhas de combustível”, desenvolve-se um projecto para aplicar as energias produzidas pela empresa nas cidades.

No que toca às energias sustentáveis, “trabalhamos com a modelação dos sistemas energéticos”. “Iremos propor sugestões concretas de energias que possam melhorar os sistemas energéticos nas cidades e edifícios”, explica Paulo Ferrão.

Este projecto insere-se num assunto que está na ordem do dia, as energias renováveis, e quer chegar a soluções para “consumir menos energia”.

Além de cidades e edifícios, a investigação pretende estudar como uma “região pode melhorar o uso de energias renováveis através de uma produção descentralizada” e “com a visão na procura e não na oferta”.

Paulo Ferrão espera “uma maior acelaração dos projectos com as empresas para que estes possam trazer progressos para a economia do país”.