“A ciência hoje não pode ser divorciada da cultura, faz parte da cultura”. É com esta convicção que António Amorim, investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, apresenta as quatro conferências sobre biologia que vão decorrer em Serralves, no Porto. Alguns dos maiores especialistas mundiais de temas como a diversidade genética e a evolução do Homem vão passar por Serralves.

É o último tomo do ciclo “Crítica do Contemporâneo”, depois das conferências sobre política e educação, em Março e Junho. Por Serralves, vão passar Jaume Bertranpetit (no próximo dia 18), Michael Krawczak (15 de Novembro), Tim Crow (29 de Novembro) e Rosalind Harding (13 de Dezembro), sempre às 21h30. Manuel Sobrinho Simões é o moderador.

Não pretendem ser palestras técnicas: dirigem-se ao público em geral que compreenda inglês. Até porque “os resultados da ciência estão a ser cada vez mais incorporados na nossa maneira de pensar”, lembra António Amorim, comissário do ciclo de conferências.

Genes e evolução

A primeira conferência está a cargo de Jaume Bertranpetit, professor na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, especialista na diversidade genética entre as povoações. Entre os possíveis temas está uma realidade que desmonta os tradicionais conceitos de “raça”: “A esmagadora maioria das diferenças genéticas existe dentro do seio da população”, ilustra António Amorim.

A 15 de Novembro, Michael Krawczak vai abordar a perspectiva da medicina sobre a diversidade genética humana. “Se houver dinheiro que chegue, toda a medicina será personalizada”, afirma. Com o avanços no mapeamento genético, “as terapias vão ter que ser desenhadas caso a caso”.

Tim Crow regressa a Portugal para abordar as origens genéticas do Homo Sapiens moderno. O investigador inglês contesta a teoria “darwinista” da selecção natural. Segundo Crow, uma “autoridade” no assunto, “o nascimento de espécies é um acidente”, adianta Amorim.

A britânica Rosalind Harding, que encerra o ciclo, tem-se destacado na monitorização do genoma de grande número de estirpes bacterianas.