Nos próximos dias 16 e 17, a Pobreza Zero pede aos portugueses que se levantem contra a pobreza. Numa semana inscreveram-se 18 mil participantes.

Os interessados devem inscrever-se no “site” da Pobreza Zero e imprimir o manifesto [PDF] a ler durante a acção. O importante é reunir grandes grupos e escolher um local ou evento para se manifestar. Enquanto um elemento lê o manifesto, os outros baixam-se ou ajoelham-se. Após a leitura todos se levantam e se fazem ouvir contra a pobreza.

A Pobreza Zero, versão portuguesa da acção Global Call to Action Against Poverty (GCAP), vai organizar uma série de acções de norte a sul do país. Mais de mil organizações apoiam esta campanha na luta contra a pobreza.

No dia 17 acontece um dos eventos mais importantes: o “Requiem à Pobreza”, no qual o manifesto vai ser cantado em frente à Assembleia da República por volta das 17h00. Já no Porto vai haver um cordão humano às 21h00 do dia 16 na Praça Mouzinho de Albuquerque. Vão também realizar-se várias acções de rua na Vila de Caneças, em Olhão e em Telheiras.

O objectivo principal da campanha “Levanta-te. Faz-te ouvir” é chamar a atenção dos líderes mundiais para com o compromisso da erradicação da pobreza extrema e da exclusão social. A Pobreza Zero pretende também que sejam atingidos os objectivos do Milénio até 2015 estipulados na declaração do Milénio assinada em 2000.

“Os resultados da campanha não têm sido os mais desejados”, comenta Marisa David, da Pobreza Zero, ao JPN. “ Pedimos aos políticos que cumpram as suas promessas. Eles representam a nossa vontade e é em nosso nome que as devem cumprir”, acrescenta.

No ano anterior, segundo dados da Pobreza Zero, 23,5 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se contra a pobreza. “ Estimamos que este ano vamos ultrapassar os 20 mil do ano anterior. Em apenas uma semana inscreveram-se cerca de 18 mil pessoas”, disse.

A entrada no Guiness é um dos pontos-chave desta acção. O maior desafio da campanha de 2007 atingir os 50 mil participantes. A acção decorre ao mesmo tempo em mais de 100 países.