Luís Filipe Menezes vai permanecer à frente da Câmara da Gaia, acumulando as funções de autarca com as de recém-eleito presidente da autarquia.

Num encontro com os jornalistas, hoje, terça-feira, na Casa da Presidência em Gaia, Menezes afirmou que a decisão já estava tomada há muito. “Seria muito mau sinal que o líder do PSD tomasse decisões desta importância em três dias”, disse, citado pela TSF.

Honrar o “compromisso que assumiu” com o eleitorado gaiense é o objectivo de Menezes, que diz que ser autarca e líder de um partido corresponde a “uma visão europeia e moderna” da acção política.

“O vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, assumirá funções de presidente substituto da Câmara de Gaia com plenos poderes sempre que necessário”, anunciou ainda.

Marques Guedes não se recandidata

Sobre a mudança na liderança do grupo parlamentar social-democrata, o presidente do PSD não adiantou nomes, garantindo apenas que tem feito “os contactos necessários, nomeadamente os que asseguram a continuidade de uma vida normal e tranquila do PSD”.

Certo é que o líder parlamentar do PSD, Luís Marques Guedes, não se vai recandidatar. O próprio garantiu hoje aos jornalistas que comunicou domingo ao novo presidente do partido a sua indisponibilidade para se manter à frente da bancada.