Os programas de colaboração entre as universidades e centros de investigação portugueses e o MIT e as universidade de Carnegie Mellon e do Texas em Austin “estão a demonstrar um paradigma de colaboração entre escolas portuguesas inédito” no nosso país, afirmou hoje, quarta-feira, o secretário de Estado do Ensino Superior, Manuel Heitor.

O governante destaca, em particular, o programa MIT-Portugal, firmado com o conhecido Instituto Tecnológico de Massachusetts, que faz um ano no próximo dia 11. “Ao fim de menos de um ano, conseguiu-se lançar um número significativo de programas e atrair um grande número de alunos, o que mostra a capacidade que estes programas têm”, disse.

Manuel Heitor falava, ao JPN, à margem do lançamento dos cursos doutorais em Sistemas Sustentáveis de Energias, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Para além da FEUP, os programas envolvem a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e o Instituto Superior Técnico (IST).

A ligação de escolas de engenharia, economia e de ciências é “inédita em Portugal e na Europa”, garante o secretário de Estado. E tem vantagens também para o tecido empresarial, já que “o relacionamento com as empresas faz-se ao nível do desenho dos projectos. Até agora, os indícios que temos são de que o programa fazia falta na oferta de pós-graduação em Portugal”.

130 alunos

Segundo o director nacional do MIT-Portugal, o programa envolve 60 professores do instituto norte-americano, um deles Prémio Nobel. Paulo Ferrão diz-se “orgulhoso” por o programa ter atraído 130 alunos (93 doutoramentos e 37 mestrados profissionalizantes) – “um número largamente superior ao que tínhamos previsto”.

Neste primeiro ano, o Governo investiu 2,6 milhões de euros e concedeu, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, 50 bolsas de doutoramento.

O programa, focado em áreas como a energia, os transportes, a bioengenharia e o design de engenharia, envolve sete universidades, oito centros de investigação e um laboratório do Estado.