Quatro instituições de ensino superior lançaram hoje, quarta-feira, dois cursos doutorais em Sistemas Sustentáveis de Energias no âmbito do programa MIT-Portugal. Uma colaboração entre escolas de diferentes áreas que o secretário de Estado do Ensino Superior, Manuel Heitor, diz ser “inédita” em Portugal e na Europa.

Os cursos envolvem a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e o Instituto Superior Técnico (IST).

Serão leccionados na FEUP e são dirigidos pelo professor da faculdade, João Peças Lopes. Têm quatro áreas de especialização: planeamento de sistemas de energia, cidades e regiões sustentáveis, mercados de energia e redes eléctricas avançadas.

Um dos cursos é de doutoramento, enquanto o outro se destina a pessoas que já têm experiência profissional na área. De 22 candidatos, foram seleccionados 12 para o doutoramento e cinco para os chamados “professional masters”.

Área de futuro

“A área da energia foi considerada ‘low tech’ durante muitos anos. Agora é uma das áreas com maior incorporação tecnológica. As oportunidades são tremendas. Vivemos na época dourada da energia”, afirmou Peças Lopes, na cerimónia de lançamento dos programas.

Como nos outros cursos do MIT-Portugal, a tónica vai para a ligação entre a indústria e as universidades. “Queremos que se faça uma grande interacção com a indústria e a comunidade. Não mais estamos interessados na tese pela tese”, afirmou o director dos cursos, sublinhando que as teses finais devem gerar “resultados tangíveis” para as empresas afiliadas do programa MIT-Portugal.