O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP) considera ilegal o processo de concessão do Teatro Rivoli a Filipe La Féria, anunciou hoje, quarta-feira, a Plateia – Associação de Profissionais de Artes Cénicas.

Segundo a associação, a decisão do TAFP decorre da acção cautelar de suspensão da eficácia da concessão do Rivoli a Filipe La Féria interposta pela Plateia, a 20 de Janeiro.

Em comunicado, a Plateia diz acreditar que o Câmara do Porto saberá “retirar da decisão do poder judicial as respectivas ilações e cancelar todos os acordos que permitem a presença de Filipe La Féria no teatro municipal”.

“Isto porque a presença de Filipe La Féria no Rivoli só se justifica em nome do processo hoje declarado ilegal”, continua. Caso contrário, a associação não hesitará em “recorrer a medidas mais drásticas”.

Rio diz que nada muda

O presidente da autarquia, Rui Rio, em declarações à agência Lusa, considerou que a decisão do TAFP não muda nada na vida do Rivoli, “uma vez que [La Féria] se encontra naquele teatro com base num contrato de acolhimento até final do ano”.

“O que esta decisão impede é que a Câmara do Porto assine o contrato de concessão de exploração, por quatro anos, tal como estava previsto”, defendeu o autarca, que diz que a situação não impede o encenador de “continuar, após 1 de Janeiro de 2008, no Rivoli”.