Na segunda jornada da Liga dos Campeões, o Benfica estragou o pleno para os clubes portugueses, perdendo na Luz com o ucraniano Shakhtar Donetsk. Já o Sporting e Porto venceram o Dínamo de Kiev e o Besiktas.

Depois da derrota em Milão, na primeira ronda da liga milionária, o Benfica voltou a desiludir ao perder no Estádio da Luz por 1-0. As duas derrotas complicam as contas da equipa de Camacho para o acesso aos oitavos-de-final.

À semelhança dos últimos jogos, as “àguias” foram incapazes de concretizar alguns dos lances de perigo que criaram, sobretudo em iniciativas individuais, e acabaram mesmo por sofrer um golo ainda na primeira parte. A cinco minutos do intervalo, Jadson concluiu uma bela jogada de contra-ataque para fazer o único golo da partida.

Na segunda parte, o Benfica não melhorou e o Shaktar controlou o jogo sem grandes problemas. Mesmo assim, ao cair do pano, Edcarlos ainda teve na cabeça a possibilidade do empate, mas a falta de jeito do central brasileiro acabou por selar a derrota do Benfica. No outro jogo do grupo D, o Celtic de Glasgow confirmou que a jogar em casa é um adversário complicado e derrotou o AC Milan por 2-1.

FC Porto vence à última da hora

Em Istambul, num ambiente infernal, o FC Porto foi capaz de aguentar a pressão exterior e saiu vencedor do Estádio Inonu. Um golo de Ricardo Quaresma aos 92 minutos garantiu três pontos fundamentais aos campeões nacionais na luta pelo acesso aos oitavos-de-final.

Como o próprio Jesualdo Ferreira admitiu, os “dragões” apresentaram-se com duas faces na Turquia. Nos primeiros 45 minutos, algum descontrolo emocional e um ataque pouco lúcido fizeram com que o FC Porto passasse um pouco ao lado do jogo. Na segunda metade, as coisas melhoraram e o Porto acabaria mesmo por vencer o jogo, já nos descontos, com um golo de Quaresma.

No outro jogo do grupo dos “dragões”, o Marselha surpreendeu e foi a Anfield Road derrotar o vice-campeão europeu Liverpool por 1-0.

Sporting vence fora

O Sporting consegiu ganhar, terça-feira, pela primeira vez um jogo fora para a Liga dos Campeões. Em Kiev, os comandados de Paulo Bento adiantaram-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Tonel. O Dínamo de Kiev ainda conseguiu empatar, com um golo de Vashchuck aos 28 minutos.

Mas o jogo de Kiev estava condenado a ficar na história leonina. Ainda na primeira parte, Polga marcou o seu primeiro golo oficial pelos leões e garantiu o triunfo por 2-1.

No grupo do Sporting, destaque para o reencontro entre o Manchester e a Roma, jogo que na época passada terminou com a vitória dos “red devils” por 7-1. Este ano, os números não foram tão expressivos, mas a vitória voltou a sorrir à equipa de Cristiano Ronaldo (1-0).