Duas vitórias, um empate e uma derrota. Foi este o saldo das equipas portuguesas nos jogos de ontem, quinta-feira, da Taça Uefa.

Apesar da boa prestação das equipas lusas, só o Sporting de Braga conseguiu o apuramento para a fase de grupos. A equipa de Jorge Costa, que tinha perdido por 2-1 na primeira-mão, não deu desta vez qualquer hipótese ao Hammarby e goleou por 4-0. Wender, Jorginho, Linz e Hussain foram os marcadores dos golos arsenalistas.

A vitória dos bracarenses não sofre qualquer contestação e é um importante balão de oxigénio para Jorge Costa. Recorde-se que o treinador do Braga tinha referido antes do encontro que a equipa “bateu no fundo”. Os bracarenses vão agora ficar inseridos no pote 3 do sorteio que irá ser realizado na próxima terça-feira.

Leiria e Paços estiveram perto…

A União de Leiria e o Paços de Ferreira realizaram excelente prestação e estiveram perto de causar surpresa. A equipa do Lis recebeu e venceu o Bayer Leverkusen por 3-2 mas a indefinição do apuramento manteve-se até perto do fim.

Os comandados de Paulo Duarte, que perderam por 3-1 na Alemanha, nunca estiveram em desvantagem no marcador e chegaram a sonhar com a fase de grupos. No entanto, um golo de Kiessling aos 88 minutos terminou com as aspirações do Leiria. Laranjeiro, já nos descontos, deu a justa mas insuficiente vitória à equipa portuguesa. Destaque na negativa para os espectadores: apenas 800 pessoas marcaram presença no Estádio Magalhães Pessoa.

Na Holanda, o Paços de Ferreira mostrou que com um pouco mais de sorte poderia perfeitamente passar à fase de grupos. Em nenhum dos jogos a equipa de José Mota foi inferior ao AZ Alkmaar mas o golo feliz de Pocognoli na primeira mão acabou por traçar o destino da equipa pacense.

O nulo verificado no jogo de ontem acabou por ditar o afastamento da equipa portuguesa. É certo que o AZ dispôs das melhores oportunidades no jogo de ontem, mas o Paços assinou uma exibição personalizada, chegando a impor o ritmo ao jogo.

Nesta sua primeira aparição na Europa, o Paços de Ferreira sai com nota positiva. Enfrentando uma equipa teoricamente superior, os “pupilos” de José Mota mostraram que com um pouco mais de sorte e experiência o resultado poderia ter sido diferente.

Bayern forte demais para o Belenenses

Jorge Jesus avisou antes da partida que nem sempre eram os mais fortes a ganhar mas a verdade é que o Belenenses não conseguiu contrariar o maior poderio do Bayern Munique.

Depois de perder pela margem mínima na Alemanha, os azuis do Restelo não foram capazes de aproveitar o factor casa para levar de vencida a poderosa equipa do Bayern. A formação lusa até esteve em bom plano na primeira parte e conseguiu levar o nulo para os balneários, mas a equipa de Otmar Hitzfeld apareceu melhor na etapa complementar e venceu de forma natural. Luca Toni aos 59 minutos e Altintop aos 77 fizeram os golos dos bávaros.

Apesar de eliminado logo à primeira ronda, o Belenenses até esteve em bom plano, tendo em consideração a diferença entre as duas equipas.