Portugal defronta a Itália no arranque do campeonato e é tido como um dos favoritos. A jogar em casa, possui apenas algumas baixas por lesão.

Entre 16 e 25 de Novembro, oito equipas disputam a quinta edição do Campeonato Europeu de Futsal, em Gondomar e Santo Tirso. Portugal, República Checa, Itália, Roménia, Rússia, Ucrânia, Espanha e Sérvia lutam pelo título, actualmente detido pela também bicampeã mundial selecção espanhola.

As selecções encontram-se organizadas em dois grupos (A e B), de onde sairão os quatro apurados para as meias-finais. Os jogos terão lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar e no Pavilhão Municipal de Santo Tirso e serão transmitidos pelo canal desportivo Eurosport e pela SIC, que anunciou já uma ampla cobertura do campeonato.

A menos de dois meses do início da competição, o seleccionador nacional ainda não tem o plantel totalmente definido. Apenas “o núcleo mais forte está mais ou menos formado”, afirmou Orlando Duarte, que sabe, no entanto, que não poderá contar com André Lima e Bebé, ambos do SL Benfica, Bibi, do Sporting, e Formiga, que actualmente joga no clube espanhol Celta de Vigo.

Nos jogos de treino frente ao Brasil, Portugal não venceu, mas contou com o apoio dos portugueses: cerca de quatro mil pessoas assistiram ao último jogo no Pavilhão das Travessas, em São João da Madeira. “Fizemos uma exibição mais conseguida frente àquela que considero a melhor selecção do mundo”, resumiu Orlando Duarte.

O evento tem tido especial destaque por parte da futsal.com, órgão de referência na modalidade, que conta com uma revista com o mesmo nome e com vários eventos desportivos organizados. Norberto Sousa, redactor e seguidor atento dos desenvolvimentos relacionados com o Europeu, disse ao JPN que, “jogando em casa, Portugal tem ainda mais hipóteses de alcançar uma boa classificação, possivelmente superior ao 3º lugar que conseguiu no Mundial de 2000, na Guatemala”.

Organizado pela UEFA em cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol, o campeonato conta com uma nova bola, especialmente desenhada para a ocasião pela Adidas. Possui as cores da bandeira nacional, das quais se destaca o amarelo, pois permite que seja facilmente visível pelos jogadores.

O preço dos bilhetes e os locais de venda ainda não estão definidos.