É o 208º espectáculo do Teatro Experimental do Porto (TEP). No Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, está em cena, desde 20 de Setembro e até domingo, “Visitas ao Sr. Green”, que conta com um elenco de apenas dois actores: Ricardo Trepa e Norberto Barroca.

A encenação é também de Norberto Barroca e a direcção de actores de Carla Joana. O texto original foi escrito por Jeff Baron.

“Gosto de peças que façam as pessoas pensar, reflectir sobre os problemas”, diz Norberto Barroca. “Neste espectáculo há um choque de mentalidades e são retratados os problemas da solidão, da intolerância, da falta de comunicação entre as pessoas”.

Quanto ao facto de acumular as funções de actor principal e encenador, Norberto Barroca esclarece: “A primeira escolha recaiu no Ruy de Carvalho, mas, devido aos seus compromissos televisivos, lá tive de ser eu.”

O presidente do Círculo Cultural Teatral/Teatro Experimental do Porto (CCT/TEP), Júlio Gago, acrescenta que “é um texto bastante actual”. E lembra que esta peça, escrita há onze anos, já foi traduzida em 23 línguas e apresentada em mais de 40 países dos cinco continentes, sendo a primeira vez que uma companhia portuguesa a representa em Portugal.

No entanto, Júlio Gago confessa que a adesão do público, agora que a peça entra na sua terceira semana de exibição, tem sido baixa, “tal como em todo o teatro nacional não comercial”, como o de Filipe La Féria. O americano Jeff Baron, autor do original desta peça, assistiu às três primeiras apresentações e ficou bastante agradado com o que viu.

Em relação ao “novato” Ricardo Trepa, tanto o encenador como o presidente são bem claros. “É um rapaz muito esforçado, aplica-se muito e tem evoluído bastante desde a sua primeira actuação em palco”, diz Júlio Gago. Trepa estreou-se a fazer teatro apenas em Novembro do ano passado, com “Morgana”. “As revistas cor-de-rosa vão aparecendo aí, interessadas nos mexericos, mas ele alheia-se disso”, acrescenta Gago.

“Visitas ao Sr. Green” é o quarto e penúltimo espectáculo deste ano do TEP. A 15 de Novembro estreia a peça infantil “Cigarra e Formiga”.