A Faculdade de Farmácia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP) terão um nova morada, na Rua D. Manuel II no Porto. As obras começam no segundo semestre do próximo ano e vão custar 27, 5 milhões de euros, avançou o “Jornal de Notícias” desta quarta-feira.

As novas instalações vão substituir o actual local de funcionamento de Farmácia e do ICBAS, no Largo do Professor Abel Salazar, que conta com instalações já antigas e desadequadas, que acolhem cerca de três mil estudantes. As obras devem acabar em 2011, durando dois anos e quatro meses.

O concurso público para a construção dos novos espaços foi lançado na semana passada. O edifício vai ser erguido nas traseiras da antiga reitoria da universidade. O arquitecto José Manuel Soares é o responsável pelo projecto.

A iniciativa parte da UP, em conjunto com o Ministério da Saúde. António Cardoso, vice-reitor da UP, garantiu ao “Jornal de Notícias” que as novas instalações estarão completamente adaptadas aos cursos que vão acolher e que vão ter mais espaço para a investigação científica.

Novos edifícios da FMUP em 2010

A Faculdade de Medicina também vai contar com novos edifícios para os serviços das Ciências Básicas, que serão construídos no terreno do Hospital de São João para substituir as instalações actuais que estão num estado precário. A situação actual tem motivado queixas dos alunos.

A obra vai custar 13, 7 milhões de euros e deverá começar, também, no segundo semestre do próximo ano, tendo um prazo de execução de dois anos.

Estes novos projectos deverão ser financiados pelos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pelo Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).