É uma série de três concertos semanais que querem “contribuir para o fortalecimento do interesse, compreensão e apreciação” do jazz. E começa já hoje, sexta-feira, com um concerto que pretende mostrar a evolução histórica do género, desde o som de Nova Orleães até aos dias de hoje.

Promovidos pela Universidade do Porto (UP) e pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), o ciclo “O Jazz Visto por Dentro” conta com a participação de músicos da ESMAE. Os concertos comentados vão ter lugar em três sextas-feiras consecutivas (hoje, 19 e 26 de Outubro), no Café Teatro do Teatro do Campo Alegre.

Para além da música, cada concerto vai ter também o valor acrescido de uma explicação das origens e das características do jazz. Segundo Michael Lauren, coordenador do curso de Jazz do ESMAE e director artístico do evento, os 90 minutos dos concertos vão estar divididos entre música e uma “aula”.

O segundo concerto, dia 19, vai abordar o improviso e procurará ajudar a uma interpretação dos solos. O concerto final, dia 26, será um estudo da sonoridade das “big bands”.

Todos os concertos vão contar com a prestação de professores do ESMAE, entre eles Pedro guedes, Laurent Filipe, António Aguiar, Nuno Ferreira e Pedro Ferreira. O último concerto, com a ESMAE Big Band, terá a participação de vários alunos daquela escola.

Os bilhetes custam 2 euros e 1 euro para estudantes da UP.