Vinte e dois artistas dão corpo à exposição “Pack”, presente na reitoria da Universidade do Porto (UP), que acolhe até 1 de Dezembro. A mostra resulta do mestrado de Práticas Contemporâneas (MPAC) da Faculdade de Belas Artes da UP.

Fotografia, vídeo, jogos interactivos, quadros, instalações, painéis de azulejos, telas com projecções são alguns dos objectos e suportes das obras, que desde 29 de Setembro fazem parte da “mobília” da reitoria. Os alunos do MPAC dão vida ao edifício no antigo Átrio da Química, que aparece dividido com maior parte dos trabalhos. Um “pack” (pacote) que pode ser consumido de terça a sábado, das 10h00 às 20h00.

“Podemos observar a convivência de desenhos com objectos sonoros, de vídeos com pinturas, de esculturas com fotografias, bem como outros que, por absoluta falta de denominação própria, são obviamente inclassificáveis mas, contudo, integráveis na lógica aberta que pretendemos”, afirmam os comissários e docentes do MPAC, Cristina Mateus e Fernando José Pereira.

Obras declaradamente intimistas (como a de Alice Geirinhas), intervencionistas (Regina Pinheiro, Filipa Godinho, José Almeida Pereira) e até saudosistas (Filipa Guimarães) preenchem o Átrio Sul da Reitoria.

Visitas guiadas

Para quem esteja interessado em “ampliar a discussão – mas não o esclarecimento – tantas vezes necessária e não facultada, que as obras de arte impõem” (como é referido na memória descritiva da exposição), haverá duas visitas guiadas em Novembro: a primeira, no dia 10, às 11h00, orientada por Jurgen Bock, docente da cadeira de Circuitos Artísticos e actual curador da participação portuguesa na Bienal de Veneza deste ano; a segunda no dia 15, às 18h00 com Miguel Von Haffe, professor e responsável pelo projecto Anamnese de Fundação Ilídio Pinho e pela área das Artes Plásticas na Porto 2001. Será ainda lançado o catálogo da obra no dia 10 de Novembro.

A organização espera que mais “packs” destes continuem a “promover o encontro da Universidade com a prática da arte contemporânea”.