A Academia Sueca anunciou esta segunda-feira, em Estocolmo, que, “por terem criado as bases da teoria do desenho de mecanismos”, o Prémio Nobel da Economia 2007 vai ser entregue aos economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson.

A investigação levada a cabo por estes três economistas destaca-se, na avaliação feita pela Academia Sueca, pelo importante papel que desenvolve em muitas áreas da economia e da ciência política, pois permite avaliar as situações em que os mercados funcionam bem e as situações em que isso não acontece.

O júri referiu ainda que a teoria do desenho de mecanismos “permite que os economistas possam identificar eficientes mecanismos de comércio, estratégias de regulação e procedimentos de escolha”.

Perfis académicos

O primeiro a trabalhar nesta investigação foi Leonid Hurwicz. Este economista nasceu em Moscovo no ano de 1917, mas foi naturalizado americano na década de 40. É professor de Economia na Universidade do Minnesota. Em 1990, foi galardoado com a Medalha Nacional de Ciência dos Estados Unidos, prémio atribuído pela presidência americana a personalidades com trabalhos de mérito nas áreas da matemática, física e biologia.

Já Eric Maskin, de 57 anos, nascido em Nova Iorque, é tido como uma figura de relevo no que toca à economia. Os seus trabalhos serviram de base para estudos de organizações industriais, financeiras, desenvolvimentistas e para outros campos das ciências económicas e políticas. Professor catedrático honorário em Cambridge desde 1977, Maskin formou-se em Harvard, em 1972, onde se doutorou em Matemática Aplicada.

O terceiro Nobel, Roger Myerson, 56 anos, apresenta um percurso académico semelhante ao de Maskin. Formado em Harvard no ano de 1976, também ele se doutorou em Matemática Aplicada e deu aulas em Cambridge. Já este ano, Myerson começou a dar aulas na Universidade de Chicago. As suas pesquisas estendem-se do campo da teoria dos jogos a âmbitos como a análise e teoria dos conflitos. Passam também por mecanismos de probabilidade aplicados a modelos económicos.

Avaliado em 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1,5 milhões de euros, o Nobel da Economia vai ser entregue, à semelhança dos outros, no dia 10 de Dezembro.