Um ano após a ocupação do Rivoli actores, encenadores e outras pessoas quiseram celebrar a data e mostrar ao Porto que a luta continua. Na passada segunda-feira à noite, a comemoração de um ano de “Rivolição” começou com projecções das notícias no ano passado.

Francisco Alves, encenador da peça “Curto-Circuito”, exibida no dia da “ocupação simbólica” no Rivoli, a 16 de Outubro de 2007, disse ao JPN que o movimento social pelo Rivoli pode servir para lutar por outras causas culturais futuras.

O actor Daniel Pinto, crítico da situação actual do Rivoli, confessou estar orgulhoso por se “manter viva a espinha dorsal” de defesa do teatro, tal como há um ano atrás.

O encontro foi marcado pelas actuações da cantora Ana Deus (que cantou “Há sempre alguém que resiste”) e de Daniel Pinto, com um excerto da peça “Curto-Circuito”. A Câmara do Porto voltou a ser o alvo das críticas. Regina Guimarães, autora da peça “Curto-Circuito” e uma das ocupantes do Rivoli, disse ao JPN estar satisfeita com a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto de considerar a concessão ilegal.

A autora afirmou que a luta vai continuar e considerou ainda ser importante a discussão do serviço público do Rivoli. A comemoração não contou com muitos espectadores, mas Regina Guimarães acredita que os ideias transmitidos vão chegar a muita gente.