A ideia surgiu da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) que quis aplicar a formação académica na prestação de serviços à comunidade.

Da ideia à prática, a freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto, vai acolher um Gabinete para a Mediação de Conflitos. O objectivo será “restabelecer a relação entre as pessoas e encontrar a melhor solução” em cada conflito, explicou ao JPN o coordenador Tiago Neves, docente e investigador na FPCEUP.

“Problemas cada vez mais iminentes entre vizinhos, nomeadamente relacionados com barulhos ou acumulação de sujidade”, são alguns dos casos que o gabinete vai procurar resolver, diz o investigador.

Preocupado com a insegurança e criminalidade, Tiago Neves diz que estes problemas têm como consequência “a perda dos vínculos familiares e dos elos de vizinhança, na desorganização dos projectos e trajectórias de vida”. “É isto que o gabinete quer combater”, afirma.

Gabinete procura parceiros

Este projecto constitui uma concretização da parceria entre a FPCEUP e a Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro e envolve especialistas nas áreas da educação, psicologia, direito e serviço social.

O projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em cerca de 40 mil euros e tem a duração inicial de três anos. O futuro do gabinete depende do envolvimento de outros parceiros. “Espero que alguma instituição se interesse pelo nosso serviço e nos acolha”, refere Tiago Neves.

O gabinete, situado no Bairro do Lordelo, terá serviços gratuitos. Abre portas no princípio de Novembro e vai funcionar às segundas-feiras, das 16h00 às 19h00, e às sextas, das 9h30 às 12h30.

A freguesia de Lordelo de Ouro tem cerca de 22 mil habitantes. Metade da população habita em bairros sociais, mas a freguesia é também muito procurada pela classes média e média-alta, “o que faz com que se trate de uma zona urbana com fortes clivagens sociais”, dizem os autores do projecto.