Durante os últimos quatro anos, a reitoria da Universidade do Porto (UP) tem homenageado figuras que desempenharam um importante papel a nível do ensino e educação. Este ano foi entregue à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) a tarefa de escolher alguém merecedor desta homenagem. Surgiram, então, os nomes de Manuela Malpique (1932 – 1999) e Stephen Stoer (1943 – 2005), dois docentes que se destacaram na UP.

De amanhã, quinta-feira, a 2 de Dezembro, vai estar no segundo piso da Galeria do Palácio (Biblioteca Almeida Garrett) uma exposição dedicada aos antigos professores. Margarida Felgueiras e António Magalhães, docentes na FPCEUP, são os responsáveis por estas homenagens, que vão ser complementadas por algumas conferências e outras actividades.

“A razão da minha nomeação está, com certeza, ligada ao facto de ter trabalhado com ele intensamente nos últimos dez anos. Creio que também pesou o facto de, além da colaboração académica, termos solidificado uma forte amizade”, diz António Magalhães.

Centrando a sua acção no campo da sociologia da educação e da análise sociológica das políticas educativas, António Magalhães destaca a criatividade de Stephen Stoer que fez dele um “intelectual de referência em termos nacionais e internacionais”. Para ele, a educação era “não só um objecto de estudo, mas também um projecto de mudança social”.

Performance e jazz

Além da exposição, está ainda prevista a realização de uma performance pelo coreógrafo e bailarino Índio Queiroz, em homenagem a Manuela Malpique e de um concerto de jazz, no auditório do edificio da antiga reitoria, pelos Dixie Gang, dia 23 de Novembro, dedicado a Stephen Stoer. Este concerto decorrerá no fim das conferências de Roger Dale e Susan Robertson, formados em sociologia da educação na Universidade de Bristol.

O dia de amanhã será inteiramente dedicado à abertura e visita do espaço. Os catálogos relativos a cada uma das personalidades serão editados no dia de encerramento da exposição.