Todos os anos milhares de novos alunos entram para a Universidade do Porto (UP) vindos de todo o país. A Semana da Recepção ao Caloiro, anualmente organizada pela Federação Académica do Porto (FAP), tem como objectivo envolver os novos estudantes em actividades tradicionais como a Serenata, a Noite Negra, o Comboio do Caloiro ou a Latada.

A missão é integrar os novos alunos nos usos, costumes e tradições da cidade portuense, afirma o presidente da FAP, Pedro Barrias.

À meia-noite de domingo começa a Serenata ao Caloiro, na Sé do Porto; segunda-feira é o já habitual Dia da Beneficiência; na terça, há a tradicional Noite Negra. O dia de quarta-feira é dedicado ao “Cascus Paper” e a noite estará entregue ao “Rally das Tascas”; quinta-feira a academia sai do Porto, este ano em direcção a Braga, em mais um “Comboio do Caloiro”; por último, no domingo, realiza-se a Latada da Academia que promete encher as ruas da cidade.